O DICOM é um padrão fundamental e universal na medicina digital, significando Digital Imaging and Communications in Medicine. Ele fornece todas as ferramentas necessárias para representação e processamento precisos de dados de imagem médica. DICOM não é apenas um formato de imagem ou arquivo, mas sim um protocolo abrangente de transferência, armazenamento e exibição de dados, projetado para cobrir todos os aspectos funcionais da medicina contemporânea. É considerado por muitos como um conjunto de padrões, em vez de um único padrão.
PACS (Picture Archiving and Communication Systems) é outro acrônimo comum usado por fabricantes de DICOM. PACS são sistemas médicos (consistindo em hardware e software necessários) construídos para executar imagens médicas digitais. Eles incluem dispositivos de aquisição de imagem digital, como escaneres de TC ou ultrassom, arquivos de imagem digital para armazenamento das imagens adquiridas e workstations onde radiologistas visualizam as imagens. PACS são diretamente relacionados ao DICOM e funcionam com base nesse padrão, garantindo sua interoperabilidade. Cada dispositivo ou software DICOM tem sua própria finalidade e implementa apenas um subconjunto do DICOM necessário para a tarefa.
DICOM e PACS
DICOM e PACS são fundamentais para a medicina digital moderna. O padrão DICOM, concebido há mais de 20 anos, desempenha um papel importante na evolução da medicina digital, garantindo os mais altos padrões diagnósticos e melhor desempenho. Ele melhorou a paisagem da medicina contemporânea, fornecendo um padrão universal para a medicina digital, excelência na qualidade de imagem, suporte completo a vários parâmetros de aquisição de imagem e tipos de dados, codificação completa de dados médicos e claridade na descrição de dispositivos de imagem digital e sua funcionalidade.
Declarações de Conformidade DICOM
As declarações de conformidade DICOM são documentos importantes, mas extremamente longos, emitidos para cada equipamento, como PACS, console CR, tomógrafo, que detalham em profundidade a conformidade específica da máquina específica e a implementação do padrão DICOM. Isso é necessário, pois embora a versão geral do DICOM tenha permanecido inalterada por anos na versão 3, funcionalidades e métodos adicionais foram adicionados. A leitura da declaração de conformidade de qualquer novo equipamento de imagem recebido é extremamente importante para determinar qualquer compatibilidade ou problemas de fluxo de trabalho que possam surgir. Essa revisão deve ser realizada bem antes de uma decisão de compra ser tomada pelos responsáveis pelo gerenciamento do PACS em conjunto com o chefe do departamento que deseja comprar ou adicionar novos equipamentos.